terça-feira, 11 de outubro de 2011

MORRE O GRANDE HUMORISTA ACREANO JOSÉ VASCONCELLOS

O Brasil perdeu nesta terça-feira (11) um grande nome do humorismo. Morreu às 6h da manhã, aos 85 anos, o humorista José Vasconcellos. Ele estava internado no setor de geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e sofreu uma parada cardíaca. Vasconcellos sofria de doença de Alzheimer e de problemas nos rins.
Nascido em Rio Branco, no Acre, José Tomaz da Cunha Vasconcellos Neto era considerado um dos grandes nomes do humor brasileiro. Começou no rádio e ganhou destaque fazendo esquetes de personagens gagos. Também fazia imitações das vozes de outros locutores e artistas em geral, como a imitação de Ari Barroso apresentando um programa de calouros.
Na televisão, interpretou o personagem Rui Barbosa Sa-Silva, na "Escolinha do Professor Raimundo" da TV Globo. Sua última aparição nas telas foi no humorístico "Escolhinha do Barulho", da TV Record, em que viveu o mesmo personagem.
Tornou-se famosíssimo por suas piadas de gagos, sendo o esquete "O Locutor de Futebol Gago" um de seus maiores êxitos. Sua habilidade incomparável de imitador proporcionaram um desempenho inigualável imitando gagos, transformando estas imitações em sua marca particular.
Produziu e atuou no primeiro programa humorístico da televisão brasileira, "A Toca do Zé", exibido pela TV Tupi de São Paulo em 1952.
Em 1960 gravou um disco pela Odeon, "Eu Sou o Espetáculo", sendo provavelmente o primeiro humorista a vender mais de 100 mil cópias de um LP do gênero. Além disso, o disco tinha duração de 55 minutos, sendo o mais longo LP de humor já feito no país. Seu sucesso abriu caminho para que outras gravadoras investissem no segmento, mas o próprio Vasconcelos não conseguiu repetir o êxito de sua primeira gravação.
Também nos anos 60, esteve a frente de um seu projeto, chamado Vasconcelândia, o qual acabou não se concretizando. Continuou trabalhando na TV, em papéis como o do gago "Rui Barbosa Sa-Silva", e se apresentando em casas de espetáculos por todo o Brasil.
Em 2009 foi lançado o DVD Documentário "Ele é o Espetáculo", do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra. O filme pode ser visto via internet , na íntegra, no YouTube.

Fonte: Página do Enok

Nenhum comentário:

Postar um comentário